Iconografia Brasileira - Por Richard Perassi

Os símbolos nacionais, religiosos e civis, oferecem a temática que inspira os discursos pictóricos e conceituais nas pinturas e assemblages apresentadas nesta exposição. As obras são releituras da iconografia nacional reinterpretada em composições que mesclam a representação pintada com colagens e outras formas de incorporação de objetos.


O autor desse trabalho é Evandro Prado, jovem artista compograndense e estudante do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que estabelece diálogos entre as linguagens tradicionais da pintura e as artes conceituais contemporâneas.

A relação entre as imagens e seus significados propicia sentimentos cívicos e fervorosos, que são aglutinados na cultura popular brasileira.
O binômio política e fé, é característico do imaginário nacional, em que chefes políticos são mistificados e imagens católicas são tomadas como símbolos nacionais. Isso é confirmado pela imagem de Nossa Senhora Aparecida, reconhecida com a Padroeira do Brasil.

Richard Perassi
Professor do Dep. de Arte e Comunicação-UFMS, Curador do Espaço-Arte Unimed, Doutor em Semiótica

* Exposição no Espaço Arte Unimed, em Campo Grande – MS ; No período de 07/04/2005 a 29/04/05.