Artista plástico de MS premiado em salão de artes de SP

O artista plástico de Mato Grosso do Sul, Evandro Prado, 23 anos, foi premiado no último sábado, no interior de São Paulo.

Ele ficou em primeiro lugar no 18º Salão de Artes Plásticas de Atibaia. Evandro recebeu da Prefeitura da cidade R$ 10 mil. Além disso, as três obras premiadas foram incorporadas ao acervo da prefeitura.


Evandro Prado, que há oito meses deixou Campo Grande para morar em São Paulo, disputou o prêmio em Atibaia com outros 30 artistas.

Nas obras premiadas, têm-se recortes de detalhes de desenhos barrocos retirados da arquitetura, azulejaria e de uma escultura de cristo crucificado de Aleijadinho, vista de um ângulo inusitado.

Polêmico - Evandro é conhecido pelas polêmicas provocadas pelas obras que produz. Em 2006 e 2007 a série “Habemus Cocam” causou irritação em muita gente e ele chegou a ser processado.

Em 2008 ele expôs “Alegorias Proféticas”, também com imagens religiosas.

Agora, ele trabalha em numa nova série de pinturas. São oxidação de pregos sobre tecidos, cuja ação do tempo é determinante no processo. Sua inspiração é o Barroco brasileiro cujo contexto histórico é revisitado e questionado de forma conceitual através do suporte, dos materiais e dos desenhos utilizados.

Exposições - O salão de artes plásticas de Atibaia acontece no Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”, Al. Lucas Nogueira Garcez, 511, na Estância de Atibaia, SP, com a exposição até o dia 30 de agosto de 2009.

Evandro também participa de outras três exposições. O 32º Salão de Arte Contemporânea de Santo André - SP e do 8º Salão Nacional de Jataí – GO, com obras da série do “Barroco”.

Há obras do artista campo-grandense, da série “Estandartes”, no Restaurante Le Poeme, da atriz global Maria Fernanda Cândido, nos Jardins Paulista.


Nadyenka Castro
7 de Julho de 2009 (13:45)
Campo Grande News (www.campograndenews.com.br)