Marco divulga os artistas selecionados para temporada deste ano

Representantes de vários estados se inscreveram e oito foram selecionados para expor no Museu de Arte Contemporânea


Uma das principais atividades do Museu de Arte Contemporânea (Marco) é a série de mostras que acontece anualmente. Em 2013, serão três exposições reunindo artistas de diversas regiões do Brasil. Para selecionar os expositores, o museu abre edital anual. Desta vez, cerca de 30 artistas enviaram material para ser analisado pela comissão formada por três especialistas.

"Os trabalhos foram inscritos por representantes do Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Os vencedores são Esther Casanova (SP), Evandro Pra-do (SP), Henrique de França Souza (SP), Lula Ricardi (SP), Priscilla Paula Pessoa (MS), Willian Menkes de Oliveira (MS), Yara Dewschter (SP) e Zilá Soares (SP).

“Os trabalhos escolhidos conseguiram atender pré-requisitos como ineditismo, conteúdo, contemporaneidade. Todos eles conseguiram apresentar impacto estético”, explica a diretora do museu, Maysa de Barros.

Segundo ela, os trabalhos destacaram diversas tendências das artes plásticas atual, principalmente, a fotografa. “É algo que vem se mantendo há alguns anos, mostrando a força que a fotografa estabeleceu nas artes plásticas atuais”, destaca Maysa. As exposições temporárias acontecerão em abril, julho e agosto. Mais próximo ao fim do ano, o espaço abre exposição para os destaques no Salão de Arte de Mato Grosso do Sul.



PARTICIPAÇÃO
A intenção do Marco com as exposições temporárias, além de atender ao público especializado em artes, é abrir oportunidade para os estudantes, tanto do fundamental e ensino médio, como também ao público univertitário, para que conheça a produção local e de outros pontos do País.

“Fazemos contatos com as escolas, marcando visitas; isso para instituições de ensino da Capital e do interior.

“A frequência tem sido muito boa, constantemente temos escolas visitando nossas exposições”, destaca Maysa.

Ainda não definidos os nomes que integrarão a primeira exposição, que acontecerá em abril.


Oscar Rocha
Terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
Jornal Correio do Estado