Dez anos após polêmica, artista espalha Nossa Senhora com Coca-Cola pela cidade

Há dez anos, o artista plástico Evandro Prado, 30 anos, abalava as estruturas rígidas do catolicismo em Campo Grande com a mostra Habemus Cocam. Ao misturar imagens de santos e símbolos do consumismo, o campo-grandense chegou a ser processado pela Arquidiocese e perseguido por políticos mais conservadores.



No viaduto próximo a Câmara Municipal, Evandro Prado deixou uma lembrança de seu trabalho mais importante (Foto: Fernando Antunes)

“Foi um processo criminal, cheguei a ser intimido quatro meses depois que a exposição tinha acabado. Fui na audiência e o processo foi arquivado. Isso ainda em 2006”, relembra.

Dois anos mais tarde, Evandro mudou-se para São Paulo e continuou com o trabalho de artista plástico. Volta e meia retorna a temática que o tanto marcou. “Ultimamente mais ou menos. Não posso dizer que não faço, ainda tenho interesse pelo assunto”, ri.

Uma prova de que o envolvimento não desapareceu são os trinta cartazes de Nossa Senhora com corpo de Coca-cola espalhadas pela cidade neste final de semana.

Evandro aplicando a imagem (Foto: Arquivo Pessoal)
“Ela foi a primeira imagem que eu criei quando eu comecei a fazer a série. A primeira vez que espalhei cartazes pela cidade foi em 2007, fiz de diferentes imagens e a dela foi arrancada muito rápido. Não durou nem cinco minutos. Dessa vez decidi fazer um monte só dele”, acredita.

Dez anos depois do principal trabalho da carreira, Evandro ainda trabalha com artes plásticas em São Paulo. Participa de coletivos, como o Aluga-se e durante muito tempo esteve envolvido com instalações também.

Lambe lambe na Praça Aquidauana (Foto: Arquivo Pessoal)
“Mês que vem tem uma exposição pelo grupo do Aluga-se. Estou fazendo muitas instalações e exposições coletivas. Depois que vim para São Paulo deixei de fazer pinturas, agora retornei. Devo ter novidades para ano que vem ou final desse ano. Algo histórico e não religioso”, promete.


Naiane Mesquita
terça-feira, 26 de abril de 2016
Campo Grande News (www.campograndenews.com.br)